Deixe um comentário

SOB A REDOMA [STEPHEN KING]

111949294SZLivro: Sob a Redoma
Autor: Stephen King
Páginas: 960
Gênero: Literatura Estrangeira, Suspense
Editora: Suma de Letras
Avaliação:

 
SINOPSE

 

 

 

 

 

 

 

Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.

 

 

EU LI

 

 

 

 

 

 

 

Para quem nunca leu Stephen King, porque acha que ele só escreve terror, e este não é o seu estilo de leitura (nem o meu), não sabe o que esta perdendo. Eu mesma me neguei por um tempão a incrível experiencia que são os livros do sai King, até ser convencida pelo meu irmão a ler “O Pistoleiro”, que me levou para “ A Escolha dos Três”, e eu só parei no ultimo livro da serie “A Torre Negra” – que tem o mesmo nome, diga-se de passagem – e agora esta é uma das minha series favoritas de todos os tempos!!!

Mas esta não é uma entrada sobre a “Torre Negra” – bem que eu gostaria, mas não vou escrever para o nada virtual, sobre meus livros favoritos, e o MLBT não tem leitores (ainda), então, talvez no futuro…. Eu estou aqui para falar sobre “Sob a Redoma”, um livro incrível, que me pegou direto na primeira pagina, e depois eu é que não queria mais larga-lo. Por mim eu poderia ficar presa sob a Radoma por mais um tempão…

O titulo do livro já diz bastante sobre ele mesmo: uma especie de campo magnético (que eles chamam de Redoma) isola uma cidadezinha nos Estados Unidos, e é aquele Deus-nos-acuda, obvio. As pessoas fazem coisas que, normalmente, não fariam, motivadas por uma sensação de impunidade (já que as grandes autoridades do pais estão do lado de fora), ou movidas pela cegueira causada pelo instinto de sobrevivência. E tem aqueles que continuam normais, porque loucura pode ser coletiva, mas nem sempre, obrigada.

Quando eu disse que o livro me pegou não é só porque ele é muito bom (o que é mesmo), mas porque tudo acontece muito rápido, mal dava tempo para respirar, eu não conseguia parar de ler, era o bom e velho: “vou ler só mais este pedacinho para ver o que acontece”, mas quando me dava conta já estava presa com o próximo evento, que praticamente atropelou o anterior.

Houveram algumas partes que me deixaram bastante irritada, sim, porque… bom, as vezes, para a trama funcionar, os personagens pelos quais agente torce precisam ser meio burros, do contrário, não tem muito o que ler mesmo, mas da uma agonia. A vantagem é que sai King dosa bem os erros e acertos e, preciso admitir, as vezes eu torcia para o “vilão” da estoria, exatamente porque eu acho que burro tem mais é que pastar, e acabava virando Team Big Jim 4Ever! Mas, ao mesmo tempo eu ADOREI o Barbie, que é, mais ou menos, o lado bom da Força, e que não é, de jeito nenhum, burro, idiota ou tapado, bem pelo contrario, mas ele tem os recursos meio limitados, e aliados um pouco… hum… impulsivos, por assim dizer.

“Sob a Redoma” é um livro CHEIO de personagens, você praticamente conhece a cidade inteira, e fica intimo de cada um. Eu já ouvi pessoas reclamando sobre livros com personagens demais, que deixavam elas meio perdidas… Bom, não sei nada sobre estes livros que elas andaram lendo, mas isso não acontece com este. Cada um tem uma historia, um papel, e ninguém é negligenciado.

Eu só não recomendo “Sob a Redoma”, para quem não gosta de livros com sangue e violência, porque quando Stephen King descreve alguma coisa, você vai, com certeza, ficar com a imagem gravada na mente, e os acidentes são épicos! Mas fora isso, LEIA “Sob a Redoma”! Foi uma das minhas melhores leituras do ano.

 

 

PLAYLIST

 

 

 

 

 

 

 

Minha playlist para “Sob a Redoma”, modéstia a parte, é tudo de bom! Com destaque para “‘The Good Book”, do Tim Minchin, que combina muito com o livro, e NUNCA tocaria na radio WCIK, de Chester’s Mill…

SOB A REDOMA [OUÇA AQUI]

 

SOB A REDOMA PLAY1.Art Drawn By Vomit – the GazettE
2.Burial Applicant – the GazettE
3.The Cave – Mumford & Sons
4.Little Lion Man – Mumford & Sons
5.Burn It Down – Linkin Park
6.Lies Greed Misery – Linkin Park
7.Castle Of Glass – Linkin Park
8.The Good Book – Tim Minchin
9.Nothing Else Matters – Metallica
10.If Today Was Your Last Day – Nickelback
11.Sweet Dreams – Eurythmics
12.You’re The Voice – John Farnham
Deixe um comentário

